Os primeiros anos escolares
no melhor colégio da região!

O Ensino Fundamental do Colégio Arte e Vida é fundamentado na proposta sociointeracionista, tendo-a como bússola para o desenvolvimento de seus projetos e ações. No entanto, entendendo a complexidade deste segmento, onde as crianças já não são tão dependentes como na Educação Infantil, mas também não são independentes da mediação e do olhar do educador, tampouco do seu olhar motivador e do seu comportamento afetivo; aplica também práticas de diferentes aportes teóricos, sempre visando otimizar a aprendizagem da criança e respeitar a sua individualidade e processo de construção do saber.

Estabelece uma relação dialética entre o professor e o grupo ao qual a criança está inserida, oportunizando ao educando lidar com situações que promovam a construção do conhecimento, desenvolvam suas habilidades e competências e identifique possíveis limitações, trabalhando na superação destas de forma autônoma e consciente, já que deve perceber-se como autor da própria história, consolidando sua postura crítica e pensante.

Neste contexto, os educadores atuam como mediadores, conduzindo as crianças ao aprendizado. De forma ativa – não como detentores e transmissores do saber, mas como mediadores e estimuladores da aprendizagem, instigam as crianças, provocando-as à curiosidade e a vontade de aprender. A criança aprende descobrindo, comparando, identificando, se reconhecendo, construindo, sugerindo, opondo-se, codificando e decodificando símbolos, estabelecendo relações entre fonemas e grafemas, se movimentando, lendo o mundo de uma forma mais ampla, construindo textos, solucionando situações problemas, contextualizando realidades, interpretando acontecimentos antigos e atuais, estabelecendo relações futuras,  estando sempre inserida em um contexto que tenha relação com a própria vida, em um ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber e suas contribuições para o grupo.

Nosso colégio entende o Ensino Fundamental como um segmento que vai muito além da consolidação da leitura e da escrita por parte da criança… Parte da premissa que seus alunos se tornarão grandes leitores e escritores, conscientes do próprio potencial e autores da própria história, estando aptos a superar desafios e realizar as conquistas que almejam.

Aqui, os alunos tem acesso a horta (efetuando a semeadura, a compostagem, o cuidado, a colheita), uma aconchegante área verde (em práticas de atividades diversas, como uma deliciosa contação de histórias), aulas de Musicalização (que envolvem a aprendizagem em um ritmo contagiante), Educação Física (voltada para o desenvolvimento global da criança), Iniciação ao Teatro (privilegiando o fortalecimento da autoestima), Artes (desenvolvendo a criatividade de forma efetiva), Informática Educativa (atentos às novidades do mundo moderno e constantes mudanças), Robótica (atuando de forma inovadora para o desenvolvimento da concentração e do empreendedorismo), Inglês (estimulando as crianças ao desenvolvimento de uma segunda língua),diferentes campanhas solidárias (trabalhando valores e atuando no recebimento, seriação, quantificação e distribuição dos donativos); as crianças entendem o processo de aprendizagem como algo espontâneo, lúdico, estimulante e contextualizado a realidade em que vivem.

Venha nos conhecer! Do 1º ao 5º Ano, um mundo de Arte e Vida agurda porseu(ua) filho(a) e por você!

Scheila Dalmira Schmitt

Coordenadora Pedagógica