Criar uma geração cada vez mais
competente e preparada!

Em função dos tempos modernos, em que precisamos
deixar nossos filhos em uma escola, ficamos cheios de dúvidas…

No Colégio Arte e Vida você encontrará um ambiente com conforto, segurança, com salas ambientes, quadras de lazer e atividades esportivas, área fechada com piscina, parque infantil, recreação, estimulação que visa cada educando, com a atenção devida pela equipe profissional interdisciplinar. Nosso colégio iniciou suas atividades em janeiro de 1995, com a finalidade de atender a criança em toda a sua potencialidade cognitiva, afetiva, psicomotora e social. Este objetivo está consolidado em nossa proposta pedagógica, que tem como princípios o contexto sociocultural e econômico do qual provêm as crianças e a valorização do saber que trazem para a escola.

Através da abordagem sócio interacionista o professor será conduzido a uma prática pedagógica inovadora, criativa, que levará o aluno a construir seu conhecimento, a sua autonomia moral e intelectual. Entendemos o conhecimento como um processo de construção que ocorre sempre num contexto social. Sendo baseado na compreensão, sólido e sustentado não apenas pelas informações dos livros e professores, mas também pelas experiências do próprio aluno.

O ensino consiste na criação de situações favoráveis à aprendizagem. O professor atua como orientador, organizador e coordenador de atividades. Ensinar consiste em envolver os alunos em atividades, provocar discussões e reflexões entre os alunos, problematizar. As atividades diárias são dinâmicas, de vivência em grupo, com aplicação de projetos, aulas participativas, discussões-debates, apresentações artísticas, jogos, brincadeiras, confecção de material, etc.

A avaliação do aluno e do processo ensino-aprendizagem
é constante, diário, diagnóstica, qualitativa e individual!

O aprendizado é dividido em áreas de conhecimento integradas, que são desenvolvidas e exploradas com o intuito de auxiliar o educando a experienciar o mundo e atuar no mesmo, aproveitando melhor o espaço físico, oferecendo uma dinâmica maior, já que se vê “livre” das horas que passaria apenas sentado, atuando somente como ouvinte. Pretendemos com o nosso trabalho em equipe valorizar não só o resultado apresentado nem a qualidade de técnicas aprendidas, mas sim, a profundidade e qualidade das experiências vivenciadas com o tateio experimental, onde o educando fará descobertas acerca de si mesmo e terá maior facilidade em simbolizar as experiências significativas.

Queremos formar cidadãos com o direito de ser, criar, falar, agir, errar, ousar, criticar, sugerir, descobrir, aprovar e construir… queremos fazer caminho com o bom senso, com a inspiração na pedagogia adotada e queremos contar com você. Participe! Vamos educar cooperativamente.